Você informando

Você pode ajudar a comunidade, dando sua informação.
Informe sobre fatos, alertas, sugestões e críticas.
Utilize nosso whatsapp
(55)99997-6269

sábado, 4 de janeiro de 2014

04 de janeiro de 2014 - sábado e domingo


___________________________
Tempo
 
Na Palma - região Metropolitana de São Vicente do Sul - o tempo amanheceu com cara de inverno. 15º, sem vento, e um pouco de cerração na várzea do Tororoipi, Tararaipi, sei lá, entende? ...
 
São Vicente do Sul - RS
Dia
Tempo
Temperatura
Chuva
Sábado, 04/01
poucas nuvens
16°C/30°C
0mm
Domingo, 05/01
poucas nuvens
16°C/34°C
0mm
Segunda, 06/01
pancadas
19°C/35°C
1mm
 
 
   Na edição de 04 de janeiro, publicamos o palpite (com boa base de conhecimento) sobre a possibilidade da chuva nos deixar pendurados no pincel, conforme texto que transcrevemos abaixo:
 
"Esta é a imagem do satélite Goes. Tomara que o blogueiro esteja errado, mas são grandes as possibilidades da chuva nos lograr e passar mais ao sul de São Vicente.
   E nunca desejei tanto estar errado num prognóstico.
   O pés de milho já estão torcendo a folha, de sede. "
 
   Pois estamos pensando em mudar de profissão  e virar meteorologista ... Garanto que acertaríamos mais do que muito sujeitinho da grande mídia ...

___________________________
Cotações
03/01SPPRRSMT
Arroz41,0552,1035,1448,15
Bovino113,93112,563,7494,84
Milho23,2419,5022,4614,02
Soja63,1465,5863,0461,90
Dólar - R$2,376, mas andou em 2,396, na sexta.
___________________________
Estradas
   A estrada para Santa Maria está boa, mas perigosa, como sempre.
   Ontem, sexta, presenciamos um acidente causado exclusivamente por erro de um cidadão que entrou na pista cortando a frente de quem vinha na rodovia, depois de São Pedro, no entroncamento da estrada para a Capela do Divino.
   Isso comprova nossa teoria de que o grande número de mortes e acidentes com vítimas ou mortes na região tem muito a ver com o despreparo e alcoolismo.
   O mesmo acidente reforça a tese da imperícia:
   Um dos carros ficou atravessado na pista de Sta. Maria a São Pedro e invadindo um pedaço da pista contrária. Um caminhão, que ia para Sta. MARIA parou quase defronte aos carros batidos, e sem qualquer sinalização do local. Mais um pouquinho e poderíamos ter outro acidente ou atropelamento de curiosos, pois não restava espaço para a passagem de veículos, a não ser fazendo manobra lenta. Aliás, que coisa mórbida essa de parar só para ficar bisbilhotando!
   Ao que consta não houve feridos, mas ninguém se lembrou de sinalizar a estrada bem antes, para que os carros que vinham pela rodovia conseguissem frear a tempo, pois a ocorrência foi em curva com subida.
   Fizemos nossa parte, paramos em local seguro, colocamos galhos sobre a pista, antes e depois dos carros sinistrados e fomos embora, que a curiosidade só serve para matar o guarda ...
___________________________
Mais Estradas
   Recomeçaram os buracos entre São Vicente do Sul e Rosário ...
___________________________
Pajadinha Básica

A cosa tá mal parada.
Pode tudo ir à breca.
Já empeçou uma seca,
A grama quase torrada,
Milho de folha enrolada,
A ideia me dá medo:
O buenacho São Pedro,
Será que está caducando,
Só dos outros se lembrando,
E nós chupando o dedo?!
___________________________
Política Municipal
   Durante o mês de janeiro o executivo municipal será exercido por Gilson Parodes, vice-prefeito, que substituirá o prefeito Fernando Pahim, possivelmente em férias.
Foto: Foto: João A. M. Filho/DGCom
Foto de João A. Filho
___________________________

Inaugurada a Academia ao Ar Livre e
Liberada a Quadra Poliesportiva da Praça Central
Foto: Foto: João A. M. Filho/DGCom
Foto João A.M.Filho
____________________________
EMEF Antero Xavier, do Loreto forma mais uma turma
Foto: Foto: João A. M. Filho/DGComE
Foto João A.M. Filho
_______________________________________________________
Desrespeito ao Idoso não é Privilégio de São Vicente do Sul
  Em Santiago no CRLVA, também não há guichê ou senha de atendimento preferencial ao idoso. Ao pedirmos atendimento preferencial, fomos, como em outros locais, submetidos a constrangimento, pois outras pessoas menos informadas ou bem informadas mas fazendo-se de mortos, só para ganhar sapato novo, ficaram reclamando e com insinuações de que o errado éramos nós.
   Notar que Cartório é um estabelecimento de serviço público concedido. Se eles dão o mau exemplo, que esperar do resto ...
   Mas continuaremos na peleia pelos direitos do velhos.
   Aqui na Terra Doce, ao que se sabe, ainda não há loja ou mercado com atendimento preferencial.
   Continuaremos batendo na tecla, batendo na tecla, na tecla, tecla, tec, tec ... até que os comerciantes ou autoridades tomem providências.
  

___________________________
Humor

Foto de Nicolas Benedetto.


_________________________
Do único livro sobre a Palma ...
Lembranças de Guri
   Brinquedos de Porteira (última parte)

_____________________________________________
Causos de um "Piloto de Aeroplano"

   A Compra  (Parte do Meio)

             Fiquei uma arara de brabo. Devo ter-lhe dito poucas e boas, virei as costas, entrei na Variant bufando e lá nos tocamos de volta ao Rio Grande.

             Como falei, o “Sombra” se achava esperto em negócios e fizera cara de nojo tentando apenas conseguir vantagem. Como se dera mal, deixou passar uns dias e aí me ligou. Acabamos chegando a um denominador comum, combinamos que ele não iria roer a corda e, felizmente, ou seria infelizmente?, não roeu.

             Assim, em 1996, na mesma semana em que os “Mamonas Assassinas” morreram naquele acidente aéreo em Guarulhos, eu saía de Porto Alegre, levando a Variant e  mais uns pilas para buscar o Netuno, o “meu” avião.

             Pretendia retornar voando, mas, por via das dúvidas, pedira que o Paulo, meu irmão, trouxesse de Curitiba o reboque do barco, para eventual necessidade.

              Na sexta-feira chegava a Tubarão, louco para voar “meu ultraleve”.

             Entrando no pátio do aeroclube, lá estava ele, o “meu avião” recebendo os últimos retoques de montagem do “Alemão” e do “Sombra”.

             Logo os dois saíram para um turno de pista, a fim de me deixarem babando.

             E conseguiram.

             Saíram do avião e vieram conversar comigo. Ficamos num bate-papo sem fundamento, eu impaciente por voar, mas nada do meu instrutor se coçar.

             Depois dum certo tempo veio-lhe o estalo e me convidou.

             Lá me fui, pela primeira vez, num avião que não era de outro.

             Mal decolamos e ele, sabedor que eu já tinha boa experiência de vôo, me passou os comandos. Até que me saí bem, fizemos um toque e arremetida e fomos para outro pouso. Qual não foi minha surpresa quando ele, sem mais aquela, me comunica que era bom a gente interromper os vôos, que eu estava ficando cansado e outras conversas fiadas.

             Retornamos ao hangar e o homenzinho, numa distração minha, sumiu.

             Claro que o vôo chamou a atenção dos aficcionados e, logo alguns deles estavam no hangar, querendo saber o que dera no “Sombra”, que há tanto tempo não voava, para, assim, de repente, montar o avião.

             Expliquei que estava comprando e que o vôo era de demonstração e treinamento. Também contei da estranheza de seu sumiço.

             - Ora, ele foi dar uma calibrada no braço. Pois não estava na pista desde manhã cedo? Sem tomar um traguinho ...

             Acontece que a interrupção do vôo não fora apenas para ir em casa almoçar e calibrar o braço. Deve ter calibrado o corpo todo. O almoço pelo jeito iria virar jantar.

             Novo dono e avião preparado  no pátio, com um monte de palpiteiros pedindo  para dar, pelo menos,  uma corridinha na pista, não dá noutra coisa: cacaca pura.

             A famosa corridinha  virou vôo, como era esperado.

             Estava tudo dentro dos conformes mas, na hora do arredondamento para toque é que a coisa complicou. Ocorre que os comandos do profundor, talvez pelo longo tempo em desuso ou por erro de montagem, estavam muito pesados. Não respondiam de forma suave e gradual. A gente tinha de forçar e, quando o comando cedia, o fazia excessivamente. Assim, não consegui pouso na primeira tentativa.

             Em terra, o pessoal assustado, pois ninguém me conhecia, bem que eu poderia ser um baita manicaca e acabar me matando.

             Na segunda tentativa, merda de novo. Os comandos não respondiam corretamente. Confesso que não me ocorreu de fazer o arredondamento com o motor. Mas é a velha história: sentado à frente do computador, fica tudo mais fácil do que atrás dos comandos...
___________________________

Foto da Semana


  

Nenhum comentário: