Você informando

Você pode ajudar a comunidade, dando sua informação.
Informe sobre fatos, alertas, sugestões e críticas.
Utilize nosso whatsapp
(55)99997-6269

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

02 de janeiro de 2014 - quinta

Continua o Alerta

   Foram 20 mortes por afogamento entre o Natal e o Ano Novo.
   Isso tem que parar.
   Transcrevemos a seguir dicas publicadas no Diário de Santa Maria.
    Curta o verão, mas aqui, com sua família, não nos balneários celestiais.

14 mortes em seis dias

Nos feriadões de Natal e Ano-Novo, 20 pessoas morreram afogadas no Estado. O último feriado foi o que registrou mais vítimas, com 14 casos. Confira abaixo:

— Alegrete: Alex Vitor Gonçalves, 16 anos, morreu afogado enquanto tomava banho no Rio Ibirapuitã, com dois irmãos.

— Áurea: Ivone Maria Samujeden, 42 anos, morreu afogada em um riacho de uma propriedade na Linha Rio Ligeiro, na sexta-feira.

— Canoas: uma menina de sete anos morreu afogada na Praia do Paquetá, na tarde de domingo. Os bombeiros encontraram o corpo na segunda-feira.

— Encantado: um homem de 64 anos morreu afogado na tarde de domingo. Conforme o Corpo de Bombeiros, Ari Domingos Guedin se banhava com a mulher, quando desapareceu, próximo à junção dos rios Taquari e Guaporé. O corpo foi encontrado por moradores da região.

— Mormaço: o corpo de Valtair Pereira da Silva, 36 anos, foi localizado na manhã de segunda-feira no Rio Jacuí. Ele foi visto no dia anterior tomando banho no rio.

— Palmitinho: Sadi da Rosa, 61 anos, morreu afogado na terça-feira em um açude em frente a sua residência, no interior do município.

— Panambi: na noite de domingo, o corpo de Ederson Ivar Schnantes, 27 anos, foi localizado pelos bombeiros no Rio Palmeira, na localidade de Linha Rincão Fundo. O lugar é impróprio para banho, segundo os bombeiros.

— Passo Fundo: Hellen de Oliveira Freitas, um ano e sete meses, morreu afogada no sábado, em uma piscina de plástico.

— Pelotas: Lucas André Nogueira da Silva, 15 anos, morreu afogado no domingo, no Arroio Pelotas. Ele tomava banho no camping colonial.

— Porto Xavier: na segunda-feira, os bombeiros localizaram o corpo de um argentino no Rio Uruguai. Ele estava desaparecido desde domingo.

— São Francisco de Paula: o corpo de Everton Luís da Silva de Paula Brito, 17 anos, foi retirado da barragem do Salto no início da tarde de domingo. A represa fica a 20 quilômetros do centro do município, e o banho no local é proibido.

— São Gabriel: O corpo de um homem foi encontrado por volta das 5h de terça-feira, às margens do Rio Vacacaí, junto a equipamentos de pesca. Após autópsia, a causa da morte por afogamento foi identificada.

— Soledade: Lucas dos Santos Vicari, 17 anos, morreu afogado no domingo no Rio Butiá.

— Tramandaí: Roger Martin Branco, 16 anos, morreu afogado na praia, ontem. Ele teria entrado no mar por volta das 5h, quando não há salva-vidas.

Como se divertir com segurança

Na praia:


— Fique atento à cor da bandeira: verde (mar tranquilo), amarelo (mar tranquilo, com repuxo fraco. Necessidade de cuidado) e vermelha (mar revolto, com ondas e repuxo. Recomendável evitar a entrada na água). As prefeituras devem sinalizar locais para pesca e surfe. Fique atento às placas.

— Procure locais com a presença de salva-vidas. Verifique pontos críticos e peça informações sobre ondas, repuxo e buracos. O repuxo pode impedi-lo de sair do mar.

Em rios:

— Evite saltos e mergulhos, principalmente se a água for turva e impedir que se enxergue o fundo. Pode haver pedras e obstáculos, com risco de lesões. Informe-se sobre profundidade e correnteza.

— Afaste-se das redes de pesca.

— Balneários devem ter salva-vidas. É preciso haver placas alertando sobre profundidade e situações de perigo.

Em piscinas:

— Ensine as crianças a ficarem longe da piscina quando não há um adulto por perto. — Coloque grades com cadeado em volta da área da piscina, evitando o acesso das crianças.

— Se a criança não sabe nadar, é indispensável o uso de boias.

Em todos os lugares:
— Entre na água acompanhado: isso pode ser vital para o caso de um mal súbito ou outra situação de emergência. Haverá alguém para ajudar no socorro ou pedir ajuda.

— Não deixe crianças e adolescentes sem monitoramento. Eles podem menosprezar situações de perigo.

— Informe-se se a água é própria para banho. A Fepam divulga relatórios de balneabilidade.

— Não nade à noite, devido à visibilidade prejudicada, e em locais de grande profundidade.

— Evite o banho imediatamente após o consumo de bebidas alcoólicas ou refeições pesadas.

— Não esqueça do básico: é fundamental saber nadar.
 

Nenhum comentário: