Você informando

Você pode ajudar a comunidade, dando sua informação.
Informe sobre fatos, alertas, sugestões e críticas.
Utilize nosso whatsapp
(55)99997-6269

quarta-feira, 8 de maio de 2013

8 de Maio de 2013 - quarta-feira

EXTRA

   ONTEM, JÁ ATINGIMOS 347 ACESSOS

   Muito Obrigado, São Vicente do Sul!
   Tentaremos continuar à altura do apoio recebido dos leitores.
    Agora só falta o apoio publicitário do comércio, para esta ideia continuar.
    347 ACESSOS!
    Realmente São Vicente do Sul precisa de um informativo atualizado, dinâmico, confiável.
    www.saovicentedosulhoje.blogspot.com.br
    Divulgue, compartilhe.
_____________________________________________________________________

UTILIDADE PÚBLICA - ALERTA
Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer

08 de maio de 20130
* Por Cid Martins, de Ibirubá, Guilherme Pulita, de Guaporé, e Giane Guerra
O Ministério Público (MP) realiza hoje em três regiões do Rio Grande do Sul a Operação Leite Compensado. No início do ano, foi descoberta uma fraude que pode gerar sérios problemas de saúde. Segundo os promotores Mauro Rochemback, da Promotoria Criminal, e Alcindo Bastos Filho, da Promotoria do Consumidor, algumas empresas voltaram a adotar uma prática proibida para obter 10% a mais de lucro. Estão adicionando água de poço, não tratada, e ureia no leite que é transportado do produtor para postos de resfriamento, antes de chegar na indústria. O problema é que na ureia foi constatado formol, substância que causa câncer. O risco é ainda maior porque atinge todos os derivados do leite e este produto adulterado é encaminhado também para São Paulo e Paraná.
Veja os detalhes
http://wp.clicrbs.com.br/casodepolicia/2013/05/08/fraude-no-rs-ministerio-publico-descobre-no-leite-substancia-que-causa-cancer/?topo=52,1,1,,171,e171
____________________________________
Previsão do Tempo
   Hoje prossegue o dia ensolarado e frio, a manhã mais fria do ano em São Vicente do Sul. Na Palma, às sete horas, 5º (ainda não deu geada), indo a 19º à tarde. Vento norte a noroeste, de 11 km/h. Amanhã "esquenta" um pouquinho, indo dos 8 aos 23º, com sol, vento norte de 16 km pela manhã, enfraquecendo um pouquinho à tarde.
   Chuva - sábado.





    Esse sujeitinho é o mascote do Gaúcha Hoje e está circulando na internet ...

            Assim está o tempo aqui na Palma "Região Metropolitana de São Vicente do Sul ..."
__________________________________________________________________________

Cotações Agrícolas

Soja - fechou o dia, ontem, a R$56,00;
Boi - carne já resfriada 6,50 o kg ou, aplicando 48%, R$3,12 o kg do boi vivo.
Ainda não dispomos da cotação do arroz.
________________________________________________________________________

Publicidade


____________________________________________________________________

Principais Manchetes do Dia

Correio do Povo
Esportes
Gigantinho é interditado por falhas na segurança


Diário de Santa Maria
 
Oito são presos por envolvimento em assaltos a residências em Santa Maria

Ação da Brigada Militar ocorreu nesta terça-feira

Zero Hora
Agricultora ficou 12 horas na companhia de assaltantes em São Valentim do Sul
_______________________________________________________________

Publicidade



______________________________________________________________________

São Vicente do Sul Precisa
   Acreditamos que o sensacional crescimento do número de acessos seja justamente o fato de este informativo ser atualizado e confiável. Não estamos aqui para fazer o chamado denuncismo a qualquer preço. Aliás, nem são denúncias que fazemos; são colaborações, pedidos de providências. Como a comunidade sabe que somos um veículo confiável, nos trás a notícia dos problemas. Como somos, felizmente, imparciais, o poder público também sabe que os assuntos que abordamos aqui merecem atenção. E toma as providências, quando é possível.

   Anteontem publicamos o problema no calçamento junto ao prédio da Brigada Militar.

   Ontem o conserto foi iniciado e ficou, praticamente, pronto. Havíamos dito que um dia, no máximo dois de mão de obra seriam suficientes. Agora é só retirar o entulho, o que, esperamos, ocorra ainda hoje.

   Parabéns ao Secretário de Obras!

 


__________________________________________________________________

Empresário de São Vicente:

    Em apenas duas semanas já atingimos 347 leitores num único dia.
    Este é o informativo de que São Vicente do Sul precisa!
   Mas só continuará se conseguirmos apoio financeiro através da sua publicidade.
   Importante: Nossos espaços, pelas características do veículo (mídia) são limitados.
   Estamos na Semana das Mães, a segunda data mais importante para o comércio!
   A decisão é sua!
________________________________________
 

 

 


Câmara Municipal

  

Terça à noite fizemos nossa primeira cobertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores. Talvez por algum mal-entendido, acabamos chegando às sete e quarenta da noite, pois pensávamos que a sessão iria iniciar às oito horas.



                  Chegamos com os trabalhos já em andamento e notamos duas cadeiras vazias.
Segundo fomos informados o vereador José Luis Cogo Carvalho estivera no início, mas logo após havia se retirado, alegando mal-estar.

O vereador Osmar Gabriel está sob atestado médico. Como sabemos, o vereador há tempos vem sofrendo sério problema com os olhos e fazemos votos de pronta recuperação.




   Depois de nossa chegada, além do presidente da Câmara, o vereador Gilberto Rosa (Coió), usaram da palavra:
Davi

Flamarion

Joel

Tico-Tico
 
Uma unanimidade: todos falaram sobre o problema com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Segundo os vereadores, pouca coisa tem sido feita por tal assessoria. E nós, do SÃO VICENTE DO SUL HOJE, somos testemunha. Até hoje estamos aguardando alguma coisa (e, claro, já nem devemos publicar, pelo atraso, da 2ª Aventura Ecológica e dos Jogos de Futsal - estes, publicaremos, se forem atualizados). Todas as vezes em que vamos à Prefeitura, nunca encontramos o "misterioso" assessor. Misterioso porque nunca vimos e esperamos que se materialize.
 

   Quanto aos projetos apresentados e aprovados, não os nominamos aqui, para não ser cansativos, pois foram quase todos projetos de cunho simplesmente cumpridores de ritos burocráticos e legais.
Também foram feitos vários pedidos de providências ao executivo, pelos vereadores.
  Faltando cinco minutos para as nove da os trabalhos já haviam encerrado. 
  Informamos que a Câmara estivera de recesso na Semana de São Vicente e a reunião de ontem foi quinze dias depois da anterior. Indagamos a respeito e fomos informados de que o Regimento Interno prevê apenas quatro reuniões mensais. No mês em que houver cinco terças-feiras, os vereadores podem descansar uma sessão. Previsão Legal.
   Como os leitores sabem, seguidamente comentamos fatos e informações. Mas alguns fatos e informações não precisam de comentários.
   Continuaremos a fazer coberturas das sessões, agora, sem avisar antes, como fizemos com esta. Os vereadores sempre trabalharão com a possibilidade de, a qualquer momento, receberem a visita do que já podemos chamar, informativo da comunidade, o SÃO VICENTE DO SUL HOJE.
   Esta é a missão de um informativo: fiscalizar, noticiar, criticar e, até, apresentar sugestões, pois somente mostrar o que está errado é muito simples.
   Esperamos ser compreendidos pelos senhores vereadores, que podem contar com o SÃO VICENTE DO SUL HOJE para divulgar seu trabalho, e, em contrapartida, criticá-lo, quando for o caso.
 
_______________________________________________________________

Polícia
   Estamos caminhando para completar três semanas sem ocorrência policial significativa! Torcemos para completar um ano, dois ... três!
_____________________________________________________________
CLASSIFICADOS

Empregados que se oferecem:
Moça de 17 anos procura trabalho. Casada, ensino fundamental completo, apresenta-se como dinâmica, determinada, trabalhadora em equipe e muita vontade de trabalhar. Contatar esse blog, que encaminharemos.
_____________________________________________________________
Semana das Mães
   Continuando nossas homenagens, uma crônica do coordenador do blog.

                                                      Cerzindo Meias
                                                                             Vilsom Jair Barbosa

Como muito bem disse o Quintana: "o tempo fica com muita raiva quando encontra um grupo de crianças brincando de roda, é que elas simplesmente o ignoram ..."

Mas nós, os adultos, os que ‘entendemos’ o mundo e a vida, nós somos seus escravos e "vamos empurrando, dia a dia, a sua cadeira de rodas".

E o "velho paralítico" se compraz em fazer riscos em nossos rostos, dar flacidez às carnes rijas das mulheres bonitas, trazer do espelho a imagem daquilo que nunca quisemos ser ...

É, porém, muito mais cruel: começa a nos infligir perdas e mais perdas. A partir dum certo momento "nada se ganha, nada se transforma, tudo se perde ..."

Para tiranizar-nos ainda mais, o tempo criou a saudade.

A saudade doída como essa que seguidamente me ataca da velha rabugenta que foi Maria de Lourdes Fernandes (ou Tico) Barbosa, culpada de pôr no mundo este escrevinhador, também ranzinza, mas emotivo e chorão uma barbaridade.

A titular deste nome comprido ficou mais conhecida como Alha (corruptela de Velha apelido carinhoso com que o primeiro neto, o Rubemar a batizou e que foi adotado por todos os outros netos e bisnetos) e sempre foi uma mulher dinâmica, enérgica, que não parava um minuto e, se parasse com o corpo, não parava com a língua, reclamando, mandando, sugerindo, exigindo que todos tivessem aquela mesma energia e disposição.

Talvez por esse excesso de atividade é que tenha sofrido a vida inteira com problemas de nervos, chegando ao extremo dum esgotamento em que ficou quase seis meses paralisada em cima duma cama.

Era ela quem tomava a seu cargo as iniciativas com a educação dos filhos, também de irmãos, sobrinhos e outros parentes ou adotados. Administrava a casa com extremos cuidados de aproveitamento racional dos recursos, que o dinheiro sempre foi escasso.

Conseguia, ainda, arrumar tempo para participar de trabalhos assistenciais, visitar doentes, costurar roupas, distribuir alimentos arrecadados, sempre uma formiga em eterna luta contra o tempo, não esquecendo de cobrar de todos a mesma atitude e ação, o que a tornava ranzinza.

Na defesa de seus direitos ou de outros, então, era insuperável. Nunca a vi deixar passar barato uma agressão ao que julgava ser direito seu e tinha um senso de justiça que muito ministro de nossos tribunais deveria rezar todos os dias para conseguir um pouco, ao menos, do que ela possuía para dar e vender.

Uma de suas eternas brigas era com a gurizada (incluindo também os adultos) e o jogo de bola. Seguidamente esta ia parar nas suas folhagens, flores, trepadeiras e similares, causando, é claro, estragos. Era tiro dado e jacu deitado: bronca enérgica nos maiores e, vara para os que ainda estavam em idade para tal (coisa que a moderna educação eliminou e está dando no que se vê.). A gente achava uma baita rabugice, isso de ficar se invocando com inocentes jogos de bola. Mas não nos dávamos conta do verso da moeda: e se fôssemos nós que gostássemos de flores, vivêssemos trazendo mudas, sementes, enxertos, isto de ônibus com todo o incômodo e canseira, ficássemos horas e horas de bunda para cima plantando, limpando, aguando e podando, será que íamos aplaudir um bando de guris e marmanjos estragando com o que tanto custara em trabalho e dedicação?

A chácara tinha e tem dez hectares, mas nossos jogos tinham de ser nos poucos metros quadrados em que estavam as flores, por mero comodismo. Até área sombreada havia longe de suas relíquias, mas nos custava caminhar cem metros e o jogo tinha que ser nos arredores das casas e dos jardins. Havia ou não razão pra broncas e emburramentos?

Quando a coisa encrespava em termos de pilas, lá se ia Dona Lourdes tentar ajuda no orçamento ela também vendendo livros, pois o marido era profissional do ramo.

Quando adoecia um parente ou amigo, atravessava meio Brasil para cuidar do enfermo e nisso tinha uma energia que não sei donde tirava. Era capaz de ficar noites a fio sem dormir, se necessário em vigília à cabeceira do doente. Quem sabe isso também fosse uma das causas de sua fragilidade nervosa. A mesma energia que esgotava em prol de outros talvez fosse a energia que lhe fizesse falta para se manter em boa saúde.

Não herdei esse seu lado resistente à falta de sono. Como se sabe sou dorminhoco e uma noite mal dormida deixa-me virado num chapéu velho e furado, de tão imprestável. Se algum doente depender de mim, acordado à cabeceira, para tomar remédios e outros cuidados, sei não, é capaz do coitado ir antes do tempo ...

A dona Lourdes já tinha setenta e oito anos e cruzava mundo, sozinha, de ônibus, enfrentando viagens de mais de treze horas seguidas, lépida e faceira, sempre devidamente acompanhada de excesso de bagagem. Não sei se era por pressentimento mas no ano de sua morte fez um círculo mais completo, longo e demorado de visitação aos antigos amigos e parentes. Saiu de Curitiba, foi a Sarandi no Rio Grande do Sul, depois à chácara lá em São Vicente, veio comigo a Porto Alegre, donde iniciou uma segunda fase de peregrinações, andando por Bento Gonçalves, São Leopoldo, Taquara e outros lugares, sempre sozinha, apesar dos setenta e oito outonos.

Quando chegou ao meu apartamento, antes de prosseguir mais uma das etapas turísticas, seu instinto materno detectou logo algumas meias furadas.

E já pediu uma lâmpada queimada, a servir de apoio por dentro das meias, para facilitar o trabalho. Lembrei-me, então, do tempo em que ela sempre costurava meias com um poronguinho o qual durante muitos anos, apesar de mudanças e mais mudanças, acompanhou seus apetrechos de costura.

Minha mãe fez muito por mim. Foi quem sempre correu atrás de vagas, matrículas, bolsas de estudo e, o pouco que sou, devo em grande parte aos seus esforços.

Mas, incrivelmente, o que mais me emociona, a lembrança que mais me toca não é a de seus grandes esforços e lutas: é duma senhora de setenta e oito anos, no apartamento dum cinqüentão, temporariamente solteiro, exercendo o zeloso papel de mãe, curvada sobre uma lâmpada queimada, cerzindo as meias de seu guri solitário.

Agora, toda a vez que enxergo a ponta dum dedão em meia cujo cerzimento sempre adio, a imagem sempre fica desfocada.

Não se consegue ver direito através das lágrimas.

Porto Alegre, 29 de novembro de 2004.
__________________________________________________________


Final da postagem-edição de 08 de maio de 2013

  

 

2 comentários:

angela rosa disse...

Parabéns seu Wilson,são de pessoas como o senhor que o município precisa, que mostre a realidade nua e crua,independente de sigla partidária e sim visando o desenvolvimento de nosso município, com este blog maravilhoso.

Anônimo disse...

Parabéns São Vicente do Sul, que as asas da comunicação atualizada alcancem a altura necessária para um maior desenvolvimento desse tão querido Município. Que essa feliz iniciativa de um comunicador moderno, sério e imparcial possa contribuir para um crescimento sólido tanto político como econômico, elevando esse Município a um patamar como bem merece uma cidade que construiu uma valorosa história de tradição solidariedade,valentia e civismo.
Convoco aos meus amigos do face e participantes do Grupo Conterrâneos para contribuírem com a ação de divulgação deste Blogger através de compartilhamentos
Grata
Cândida Reis
Curitiba