Você informando

Você pode ajudar a comunidade, dando sua informação.
Informe sobre fatos, alertas, sugestões e críticas.
Utilize nosso whatsapp
(55)99997-6269

sábado, 11 de maio de 2013

11 e 12 de Maio de 2013 - sábado e domingo

ATENÇÃO:

   Aos domingos atualizamos previsão do tempo, informações policiais e, eventualmente notícia muito importante. É o que já estamos fazendo,  às oito e dez da manhã. Também faremos, hoje, uma atualização contendo mais homenagem às mães, onde peço licença para homenagear minhas duas mães: a mãe que me trouxe ao mundo e aquela que trouxe minha mãe para a vida.
  

Dê a sua nota ao São Vicente do Sul Hoje!
Precisamos de sua opinião para não piorar ...!
____________________________


Mês de Maio - Mês das Mães



Dra. Daily Buss Cecconi




Seus pais
    Seguindo nossas homenagens às mães, hoje temos o imenso privilégio de homenagear uma Mãe especialíssima, tanto em seu lar, quanto como Mãe Emprestada, como a gente dizia na infância. Como pediatra, ela é mãe de boa parte dos vicentenses.

SÃO VICENTE DO SUL HOJE
- Dra. Daily, onde nasceu? Embora digam que não se deva perguntar a idade à uma senhora (e como sabemos que a senhora se orgulha da sua), ousamos perguntar quando nasceu?
DRA. DALY
- Nasci em Jaguari, em 21 de maio de 1924 e, daqui a alguns dias estarei chegando aos 89 anos.
SVSH
- Onde cursou Medicina e quando colou grau?
DRA. DAILY
- Estudei medicina na URGS (na época), em Porto Alegre e formei-me em 16 de dezembro de 1949. Também fiz dois anos de residência médica para tornar-me Pediatra.
SVSH
- Como conheceu o Dr. Ayres?
Dra. Daily
- Fomos colegas de aula no primário. A seguir fui estudar com as Irmãs Fransciscanas em Sta. Maria, até completar o que hoje é o segundo grau. Nessa época nos víamos pouco, apenas nas férias. Quando começamos a estudar na Faculdade, ele conseguira vaga apenas em Odontologia e queria Medicina. Nisso ele foi informado que havia surgido vaga de Medicina, por desistência, na Universidade do Rio de Janeiro. Às pressas ele viajou, prestou vestibular lá, foi aprovado e ficou morando no Rio. Nossa comunicação era, então, por cartas semanais.
Um belo dia fui surpreendida com o anel de noivado, via correio. Falei a meu pai, mas ele sugeriu que não colocasse o anel, enquanto os dois não terminassem o Curso, se vissem pessoalmente e chegassem à conclusão de que ainda desejavam casar-se.
Em minha formatura, ganhei uma viagem, que poderia ser para Buenos Aires ou para o Rio. Claro que escolhi o Rio de Janeiro. Chegando lá ele reiterou o pedido de casamento, mas eu disse que dependia do consentimento de meu pai. Ele, então enviou um telegrama urgente, pedindo-me em casamento, a resposta chegou rápida e ficamos noivos, casando no dia 10 de janeiro de 1951.

SVSH
- Quantos filhos tiveram?
Dra. Daily
- Três. A primeira foi a Maria Beatriz Cecconi Deon, a segunda Deily Maria Buss Cecconi e o caçula Josayres Armindo Buss Cecconi.
(NR. Ma. Beatriz Cecconi Deon foi prefeita do SVS, Deily Maria é funcionária do Forum de São Pedro do Sul e Josayres Armindo Buss Cecconi mora em Pelotas.).




                                         Dra. Daily, Dr. Ayres e as duas filhas.
SVSH
- Quantos netos e bisnetos?
Dra. Daily
- Nove netos e dois bisnetos.

SVSH
- Está em moda, e até na Lei, a liberdade para a criança, chegando até a proibir-se algumas medidas corretivas, como por exemplo, a palmada, o chinelo, a varinha de marmelo. Como as mães modernas devem agir com seus filhos?
Dra. Daily
- Devem agir com amor e firmeza. Devem impor limites. Hoje as crianças não respeitam nem os mais velhos, quanto mais o resto das pessoas. Na sala de aula mandam mais do que a professora. Não concordo com esse tipo de educação. Talvez não precisemos retornar àquele autoritarismo excessivo de alguns pais e mães da minha época, mas, jamais, permitir que a criança estabeleça os seus próprios limites.
SVSH
- Essa pergunta todo o mundo quer lhe fazer. Qual o segredo de sua energia e vitalidade, trabalhando firme aos 88 anos, quase 89?
Dra. Daily
- Fui contemplada com boa saúde. Escolhi e exerci a profissão certa, de que eu gostava e gosto. Aí, colaborei com essa dádiva. Nunca bebi, não fumei (exceto uma única ocasião, quando perdi o marido). Sempre cuidei da alimentação, tanto que, embora não goste de carne, como sempre um pedacinho, pois sei que faz falta. Tomo bastante suco de frutas e procuro sempre alimentos saudáveis e não como em excesso.
SVSH
- Sua mensagem às Mães.
Dra. Daily:
- Muito carinho e amor, mesmo quando surjam os problemas. Nunca se envergonhe de seus filhos, mesmo os que tenham algum problema, deficiência. Dê muito amor, mas muito especialmente a estes.
Amor em primeiro lugar!
A união da família é fundamental e para se conseguir é preciso muito amor!


                            Dra. Daily, que no próximo dia 21 vai soprar 90 velinhas no seu bolo de aniversário, em plena atividade no seu consultório, onde clinica diariamente.

Nossa homenagem, gratidão e votos de um Feliz Dia das Mães e, que, no dia 21 de Maio comemore os 90 com muita saúde!
___________________________________________
 
 


Previsão do Tempo
   A frente fria está se aproximando, como se vê pelo mapa. Hoje a temperatura sobe bastante à tarde, varia dos 9 aos 29º, com o vento norte, característico de aproximação de frente fria e chuva, indo a 16 km/h à tarde. Domingo, Dia das Mães, a chuva deve chegar pela manhã (nosso palpite pessoal é de que chega antes). Temperatura entre 17 e 25º (sendo que ao início da noite será mais quente do que a tarde). Vento nordeste de 18 km pela manhã. A chuva prossegue segunda e terça, com alguma chance de melhora já na quarta. Quinta as temperaturas caem e o tempo firma.

ATUALIZAÇÃO DAS OITO E DEZ DE DOMINGO
   Confirmou-se a previsão gaudéria do blogueiro. Falamos que a chuva chegaria antes do que previam os sites meteorológicos e acertamos. Ver o sublinhado na previsão para sábado. Acontece que nos criamos aqui na Palma, sempre ouvindo os antigos e "bombeando" o tempo. Juntando aos conhecimentos de piloto e aos recursos tecnológicos de que dispomos, só resta dizer que, modéstia à parte, poderíamos ganhar a vida prevendo o tempo .... Pena que não arriscamos com o volume de chuva, maior do que o previsto. Aqui na Palma, região metropolitana de São Vicente do Sul, até agora, 48 mm.
Abaixo a imagem de satélite de hoje:
   A imagem acima é a de domingo.
____________________________________________________________
    Abaixo, a imagem de ontem, sábado.


________________________________________

Principais Manchetes (de sábado)
Zero Hora
Dia das Mães
Mulher tetraplégica realiza o sonho de ser mãe
Alerta na mesa
Leite proibido foi servido a crianças em abrigos do RS
Sistema carcerário
Mais de 200 presos deverão receber tornozeleiras
Nosso Comentário: As tornezeleiras deveriam ser obrigatórias, não opção do preso.Capital
Quatro irmãos são detidos em abordagem policial
Nosso comentário: Família unida, é isso aí!

Diário de Santa Maria
Colisão mata mãe e filho e fere outros dois em Rosário do Sul
Acidente na BR 158 envolveu dois carros e deixou rodovia em meia-pista na Fronteira Oeste
Nota do blog: não conseguimos esclarecer se é outro ou é o mesmo acidente que divulgamos ontem. 
POLÍCIA
Adolescente é baleado na Avenida Rio Branco, em Santa Maria
Jovem leva tiro na nuca em Rosário do Sul, na Região Central
Quatro presos em operação da Polícia Civil
Confira a lista com lotes de leite adulterados divulgada pelo MP gaúcho
_______________________________________________________
Não temos ocorrências policiais de  significação em São Vicente do Sul, até nove horas de domingo, dia 12, isso há três semanas.

_______________________________________________

Mês de Maio - Mês das Mães
   Dando prosseguimento às nossas homenagens, a entrevista com Dona Antoninha Hartmann e sua filha Talita.



São Vicente do Sul Hoje (SVSH):
- Quando ela era pequena, a senhora sonhava que ela viesse a se tornar modelo?
Dona Antoninha:
- A gente nunca sonhava com isso, mas ela, desde pequena, vivia brincando de desfilar.
SVSH:
- Quem descobriu a Talita?
Dona Antoninha:
 - Ela fez um book em Sta. Maria. Colocou umas fotos na internet e o olheiro de um empresário a encontrou. Aí começaram as negociações. Os pais investiram na carreira da filha, ela foi numa convenção e de dez agências, 9 a escolheram. Agora está na BRM Modas em parceria com a Mink (sei lá se é assim que se escreve).
SVSH:
- Talita, vocês estão frente a frente, agora, mas eu quero a tua mensagem para a Dona Antoninha,  pelo Dia das Mães.
Talita:
- Eu queria agradecer por tudo, por me dar força, me ajudar quando eu estou triste, quando eu acho que nada vai dar certo, ela sempre está ali para me ajudar. Por fazer tudo por mim.
SVSH
- Dona Antoninha,  pergunta óbvia: qual é o tamanho do orgulho pela filha?
Dona Antoninha:
- Orgulho do tamanho do mundo, porque ela é uma guerreira. Ela sempre batalhou por aquilo que quis.
   Na próxima edição-postagem Talita fala rapidamente sobre sua carreira, seus planos e mostrará as revistas em que foi capa, além de mais fotos feitas por nós, junto ao "Coreto de São Vicente".
____________________________________________
DIA DAS MÃES

Essa senhora sorridente completou 90 anos em 2010, quando foi feita esta foto.
É mãe de três advogados, um deles sempre viveu em São Vicente. Também teve outros filhos. Seu esposo foi vereador pela Palma, no tempo em que os vereadores trabalhavam de graça e ele vinha a cavalo para participar das sessões.
Estamos falando da Dona ...
_________________________________________
Humor
As mães são o máximo …

A minha mulher caminhava com minha filha de 4 anos, quando ela apanhou qualquer coisa do chão e ia pôr na boca.
Ralhou com ela e disse-lhe para nunca fazer isso.
- Mas por quê? - Perguntou ela.
A minha mulher respondeu que se estava no chão, estava sujo e cheio de micróbios.
Nesse momento, a minha filha olhou-a com admiração e perguntou:
- Mãe, como sabe tudo isso? É tão inteligente. ..
A minha mulher respondeu-lhe:
- Todas as Mães sabem estas coisas. Quando alguém quer ser Mãe tem que fazer um teste e tem que saber todas estas coisas, se não, não pode ser Mãe.
Caminharam em silêncio e depois de alguns minutos, depois de pensar no assunto a minha filha de repente disse:
- Ah, já percebi. Se não passasse no teste, você seria o Pai.
- Exatamente. Respondeu minha mulher com um grande sorriso na boca.
______________________________________
Antigamente
Quem acertar o nome do casal ganha uma balinha ... Parentes dos noivos não podem dar palpite ...
Nossa homenagem à noiva, pelo Dia das Mães. Ela agora é  bisavó, com oitenta anos, ativa uma barbaridade.


Por algum motivo somente a noiva aparece nesta foto de família.

Família que tinha como patriarca este senhor.


Esclarecendo que a foto da família foi feita tendo esta fachada como fundo. Essa foto aqui é de sexta-feira à tardinha.
Só não acerta quem não quiser.
____________________________
Da Internet
Via: @[252363274889458:274:Fumei oregano]

___________________________
 
A Semana em Verso Gaudério

                                  Vilsom Jair Barbosa
   I
Faço minha saudação
Bem no estilo gaúcho.
Não boto fora cartucho,
Por ser cara a munição,
Mas cobiço dar de mão,
Pra que o marginal respeite
E o corretivo aceite:
Gastar a soiteira do relho,
Até que caia de joelho
Maula que envenena o leite.
   II 
Quando fui ser vacinado
Fiquei meio envaidecido.
A moça falou "Duvido
Que o senhor tenha alcançado
Sessenta, tão conservado!"
E eu nem sabia o porquê
De menos envelhecer.
É que o baita ignorante
Bebeu muito conservante,
Formol, sem nunca saber! ...
   III
Mas sempre tem um porém.
Além desse conservante
Tinha mais um adubante.
Que jamais beber convém.
E a matilha se vem
Pra completar a epopeia,
E isso é o que me aperreia:
O adubo pra crescimento
Em mim não fez "surtimento"
Não cresci, nem com ureia!...

   Tem horas em que a gente tem que se apoiar no humor, para não falar bobagem ou coisa que as pessoas, na maioria não vão entender. A vontade que tenho é de pegar esses envenenadores de leite e ...
 




______________________________________________

Homenageando Minhas Duas Mães

Da esquerda para a direita: Maria de Lourdes Barbosa, Juliana Soares Barbosa (no colo), o blogueiro e a sua segunda mãe e vó, Ana Cândida Bruck Dornelles.

   Patrão de Todas as Querências:
 
   Muito obrigado por dar-me este grande privilégio - o de ter duas mães.
   Ter uma mãe presente, firme, amorosa e  educadora já é uma dádiva. Ter duas, privilégio de poucos.
   Claro que todo o mundo pensa que ser criado, em boa parte da infância pela avó, iria dar cacaca. Avó, dizem, é para dar mimo, balda, alisar o netinho quando faz arte, essas coisas.
   Nesse ponto fui azarado, pois não se cumpriu a previsão.
   Sim, minha vó me alisava, mas era o lombo, com uma das varinhas de marmelo que estavam sempre à mão, encostadas à parede, atrás do fogão e da mesa de cozinha.
   Mas o escrevinhador aqui desde piazito não era mui bobo. Descobri que, se a gente ficasse correndo e fazendo fiasqueira na hora da aplicação da Lei Penal, a coisa encrespava mais. Assim, quando a arte era conjunta, minha e dos dois primos, na hora em que a Juíza da Vara (de marmelo) de Execuções Penais, aplicava, ela mesma, a sentença, eu era o primeiro da fila.
   A executora da Pena, ficava com pena ...
   Dava umas varadinhas só para manter a autoridade, que nem doíam e eu saía livre e solto. Os outros dois levavam a sua cota, mais a minha ...
   A dona Lourdes, a mãe, essa não caía no golpe. Executava a sentença, às vezes até com exagero. Pelo menos assim eu pensava.
   E qual foi a criança que, depois de levar uns corretivos merecidos não foi se esconder num canto, chorando e pensando: "Tomara que eu morra agora. Quero ver a cara dela no enterro! Como é que vai explicar para os grandes que matou o filho a laço?" Mesmo que o castigo fosse umas varadinhas que nem marca deixavam ...
   Era para já que esquecia da vontade de morrer e "ver a cara de remorso", me mandava para o fundo do arvoredo e ia brincar de tropa de osso, marcação, rodeio, essas coisas que os guris de agora só conhecem de "ouvir falar", pois passam o dia inteiro na internet, nos jogos virtuais.
   E aqui vai uma ideia aos que entendem disso: que tal jogos virtuais do tipo, carreira de cancha reta, gineteada, tiro de laço, tropereada, essas coisas. Quero minha comissão pela dica.
   Patrão Grande: obrigado pelas duas Mães, que, se não me fizeram um homem famoso, deixaram no mundo um homem de vergonha na cara, que procura respeitar o direito dos outros e luta pelo seu (coisa que Dona Lourdes fazia como ninguém). Que reconhece o valor daquelas Execuções Penais, ao ver boa parte de nossas crianças tomando, não por culpa delas, um rumo que chega a nos assustar.
   Lá na Querência Grande, devem estar as duas, uma sempre reclamando do muito a fazer e do pouco tempo (Dona Lourdes) e a outra (Dona Ana), "Calma, Lourde, não vê que assim tu te ataca dos nervo."
    A Dona Lourdes preocupada em cerzir as meias do filho barbado de cinquenta anos, a Dona Ana preocupada em fazer o pudim ou a ambrosia de que o neto tanto gosta e vivia roubando, sob as vistas grossas da avó que se fazia de desentendida ...
 
   Patrão Velho: obrigado por me ter dado duas mães que ensinaram um homem a não ter vergonha de chorar!
________________________
 
  

Gostou da postagem-edição de hoje?
  - Divulgue, compartilhe  (é só clicar abaixo), anuncie!




2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Vilson,hoje gostaríamos de registrar aqui os parabéns por esta iniciativa, muito embora não seja a primeira vez que estejamos visitando a página. O blog está ótimo e recheado de boas notícias/histórias/poesias e documentários. Sua criatividade merece ser apreciada. Desejamos muito sucesso! Carla Posser Flores e Marcelo Franco Egres.

Unknown disse...

excelente "jornal".

Para mim que vivo longe é um jeitinho de estar por dentro do que se passa na minha Terra amada.

Ótima Ideia, isso mostra que São Vicente do Sul esta acompanhando as mudanças desse mundo, principalmente no que se refere a tecnologia.