Você informando

Você pode ajudar a comunidade, dando sua informação.
Informe sobre fatos, alertas, sugestões e críticas.
Utilize nosso whatsapp
(55)99997-6269

sábado, 23 de novembro de 2013

23 de novembro de 2013 - sábado


____________________________
Tempo
   Felizmente a última chuva foi de "apenas" 62 mm. Vamos torcer para que haja oportunidade de os arrozeiros fazerem o replantio das áreas inundadas.


24/11

céu claro
17°C/31°C
0mm
Segunda, 25/11

poucas nuvens
19°C/31°C
0mm

Terça, possibilidades de pancadas. Quinta - chuva de mais de 20 mm
__________________________________
Cotações
22/11SPPRRSMT
Arroz42,5052,5833,4449,26
Bovino107,63106,523,3393,68
Milho22,7118,1522,1112,33
Soja63,0767,8166,1861,86
Dólar - R$ 2,293 (... onde vai parar?)
____________________________

Entrevista com o vereador Hélvio Martins Batista

Blog do Vilsom Barbosa:
- Vereador Hélvio, estamos chegando ao final do ano. Fale sobre suas atividades deste início de mandato e, querendo, pode falar sobre a mudança de partido.

Vereador Hélvio:
- Fui o único vereador que fez um plano de governo. Sempre andando junto com o prefeito e o vice, pela cidade e interior e a minha prioridade é Saúde, incluindo o saneamento básico. Nesses dez meses de trabalho sempre martelei sobre esta tecla. Saúde é fundamental.
   Na minha opinião está faltando diálogo.
   Acho que o prefeito deveria fazer uma reunião a cada quinze dias e pedir que os secretários, os vereadores, etc., fizessem um relato sobre o que está errado. O prefeito tem que cobrar mais.
   Também acredito que esteja havendo falta de divulgação do trabalho da administração. Tanto deve ser divulgado o que está sendo feito, quanto o que está por ser feito.
   O prefeito deveria sair mais, falar com a população, no centro, nos bairros, no interior. Poderia informar sobre as carências e sobre os planos. Por exemplo, informar que, para o próximo ano, serão feitas muitas das coisas priorizadas no Orçamento Participativo.
   Tem que divulgar. Se não divulgar, o povo não fica sabendo, pára de acreditar e as coisas não andam.
   Eu fui eleito priorizando a Saúde e tenho que dar uma satisfação ao meu eleitorado sobre o que prometi na campanha.
   Também acho que dentro da Câmara esteja faltando um pouco de união. Deveríamos abrir mão de radicalismo partidário e trabalhar pela cidade.
   Sobre a administração do Fernando e do Gilson, votei neles e continuo acreditando neles.
   Quanto à saída do PP (Partido Progessista), foi uma opção pessoal, não resultado de pressão ou exigência de quem quer que seja.
   Quando a gente se sente mal num lugar, o jeito é sair. Mas que fique claro, continuarei trabalhando pela saúde e, independentemente de partido, sempre apoiarei qualquer projeto de interesse da comunidade.
   Coisas que não são do interesse do município não terão meu voto.
   Sempre estarei apoiando o jovem, o estudante, o agricultor.
Blog:
- Há quanto tempo saíste do PP, partido pelo qual foste eleito e foste para o Solidariedade (SDD) - partido criado no final de Setembro de 2013. Este partido tem Diretório ou Comissão Executiva em São Vicdente do Sul?

Vereador:
- Ainda não temos diretório aqui, mas na próxima semana estamos providenciando a criação de nosso diretório. Falta chegar o livro de atas para o Juiz homologar. Eu sou o presidente do Partido no Município, o Márcio Noronha é o  vice, segundon vice é o Wagner Teixeira, Veri Rumpel é a secretária e a tesoureira é a Rose.

Blog: 
- Vamos falar sobre a Palma, nosso Rincão, onde nos criamos, estudamos e jogamos futebol juntos. A gente tem notado que as estradas para aquelas bandas estão meio abandonadas. Tanto a estrada da Palma a Cavajuretã, quanto a estrada vicinal que vai a várias propriedades, incluindo a Chácara onde moro. Este último trecho além de mal conservado está perigoso, pois a passagem sobre a barragem está sem encascalhamento e derrapante. Não tenho falado quase no blog, para não parecer que estou usando o mesmo para vantagens pessoas. O que pretendes fazer em relação ao nosso Distrito?
O blog abre parênteses para mostrar a realidade da passagem sobre a taipa em dia de chuva.

                         Quando falamos que a estrada está perigosíssima, não estamos mentindo.

Vamos imaginar um desavisado que esteja querendo atravessar e não sabe que somente há um estreito trilho com uma relativa firmeza no solo. Derrapar e cair na pirambeira ou na água é quase uma certeza.

   Esta situação vem desde as enchentes de 2010, quando a barragem teve um retrabalho e o encascalhamento não foi refeito.

Vereador:
- Como eu sou de lá e dedico todo o meu carinho e atenção aos meus amigos, parentes e vizinhos, já conversei com o Secretário de Obras, pedindo providências.
   Mas a resposta é repetitiva: "Estamos com máquinas quebradas, não temos pedra, falta gente."
   Eu replico: É fácil. É só ter vontade.
   Essa semana vou protocolar um documento junto ao Executivo e ao Secretário de Obras, para que mande umas dez cargas de pedra. Isso resolve o caso. Inclusive dá para arrumar aquela barragem, porque tem pessoas que transitam ali e no dia em que cair um carro ali, ficará ruim é para o Município. Nós temos um micro que leva quatro ou cinco crianças naquele trecho. Qualquer dia vai quebrar. Nessa semana teve um culto na casa do Volmir e muitos carros ficaram atolados, sendo que um furou o cárter numa daquelas pedras.
   Está na hora de o Secretário tomar alguma providência. Pode haver escassez de máquina, mas elejam as prioridades. Onde há risco de vida, que se arrume primeiro. Numa tarde se faz toda aquela estrada ali.
   Esperei durante todo o ano, mas, se as coisas continuarem assim, em 2014, vou começar a cobrar com mais firmeza.
   Nesse novo partido, o Solidariedade a gente pretende trabalhar pelo município, não por politicagem. Eu me sinto bem nesse partido, estou sendo bem aceito, as pessoas me parabenizam.
   Não sou contra a administração, pelo contrário, vou ajudar a administração.
    Sou natural de São Vicente, criei meus filhos aqui, me orgulho em ser de S.Vicente e por isso quero mostrar garra, força e ver as cloisas andando.
   O dever do vereador é trabalhar, fiscalizar o executivo. Eu e meu partido estamos aí para trabalhar junto com a atual administração.

   Blog:
  -  Esclarecendo: Quem é o presidente nacional do teu novo partido e qual o deputado estadual deste partido?

 
Vereador:

   - O presidente nacional é o Paulinho da Força Sindical e o nosso deputado é o Cassiá Carpes. Esse partido está registrado como Solidariedade, a sigla é SDD e o número é 77.
   Eu fui convidado pela vereadora Kátia, de Jaguari. Ela saiu do PDT. Atendendo ao convite, eu me filiei. Desfiliei-me no dia 17 e filiei-me ao novo partido no mesmo dia.
   Esclareço que não briguei com o executivo e não vou ser contrário à atual administração, apenas procurei um lugar onde me sentisse mais à vontade.
______________________________

Esclarecimento
   Como é sabido, o blogueiro trabalha em constantes em constantes viagens e nestas últimas semanas estou sendo visita em São Vicente.
      Fomos informados do registro da ocorrência de um crime de estupro, na madrugada de domingo passado. Preferimos aguardar o resultado do laudo médico para maiores informações sobre o caso.
   Caso realmente se confirme, é de nos deixar estarrecidos.
   Uma cidade pequena como a nossa enfrentando marginalidade, que na proporção é maior do que as grande capitais. Esse tipo de crime não é coisa que se espere no seio de uma comunidade como a nossa.

_____________________________
Estradas
   Primeiramente, continuamos insistindo no péssimo estado da BR 287 no trecho para Santa Maria.
      Tem cada panelão ...
      Evite viajar à noite ou com chuva. Em tempo normal, não desvie os olhos do asfalto por um segundo. Se der, não pisque. Uma leve distração e o mínimo pode ser um pneu estourado,uma roda torta.

     Em segundo lugar e, por mais importante, vamos falar sobre o caso do cantor gospel que ficou 48 horas perdido às margens da estrada, depois de sair da pista, no Xiniquá.

   Como sou piloto de avião, tomo minha experiência na área e transfiro para as estradas. Lá, todo o acidente é investigado com o principal objetivo de emitir alertas e instruções sobre o que causou o mesmo e como evitar a repetição.
   Pena que não se faça o mesmo com os acidentes rodoviários.
   Tudo indica que o cantor Bitencourt acidentou-se por aquaplanagem, quando os pneus não conseguem romper a lâmina dágua, perdem o contato com o asfalto e o carro vira um barco sem leme.
   O alerta é:
   Com chuva não passe dos 80 km/h de jeito nenhum. Se necessário ande a velocidade um pouco menor, mas cuidando o retrovisor, pois tem malucos que continuam a 130, 140 km/h e podem bater na traseira.
   Não estou dizendo que o cantor estivesse correndo muito, mas uma aquaplanagem a velocidade reduzida é mais difícil de acontecer.
   Se a chuva for muito forte, escolha um local seguro e interrompa a viagem.
   Em termos de velocidade, as coisas acontecem em progressão geométrica. Assim, dez km a mais representam em termos de risco, 100 km. É por isso que passar por uma poça dágua a 70 km pode não ocasionar a aquaplanagem e, a 80 km/h o carro sair totalmente do controle.
   Segundo consta,  na semana passada, no trecho entre S. Pedro e Santiago foram sete ocorrências de aquaplanagem.
   Não vamos transformar nossa viagem numa tragédia.
   Não vamos confiar no carro novo, no camionetão, nos pneus grandes e com sulcos profundos. Dependendo da espessura da lâmina de água, nenhum sulco, nenhum peso impede o acidente.
   A vida já é curta, não vamos cortar mais um pedaço.
____________________________
Pajadinha da Semana
Depois de muito aguaceiro
A chuva parou um pouco.
O tempo se parou louco
E atrapalha o lavoureiro,
Que trabalha o ano inteiro
Para o povo ter comida.
É ingrata essa lida
Muito trabalho e gastando,
Pra depois ficar olhando
A lavoura destruída.

E pros lados de Brasília
A "cosa" se parou feia.
Pois não foram pra cadeia
Os que formaram quadrilha?
E se uniram em família
Pra cometer desatino?
Até o tal José Genuíno
Diz que mal andou passando
E sofreu um desengano.
Mas tenho dica de amigo
Pra coração em perigo:
Cardiologista cubano!!!!!!!!!!!!!!
____________________________________

Humor

 
 

   

Nenhum comentário: