Hoje temos a entrevista do ex-prefeito Jorge Martins. Resumo escrito no blog e áudio no You Tube.
___________________________
Tempo
Na Palma - 1º Distrito de SãoVicente do Sul, nuvens baixas vento mui fraco, 6º.
Alguns meteorologistas acham que dá pancadas já durante o dia. Outros que somente à noite tem uma chuvinha. Temperatura máxima de 10º, vento Leste de 6 km/h.
Amanhã, domingo, volta o Sol, e o frio continua.
______________________________
Principais Manchetes
Diário de Santa MariaRegistrada em Lavras do Sul a primeira morte por gripe A na Região Central
Traficante, que comercializava quindim como fachada, é preso em Santa Maria
Estado pode ter neve na segunda-feira
Correio do Povo Restaurante incendeia e fogo se alastra para hotel de Gramado
Vice-presidente dos EUA telefona para Dilma para dar explicações sobre espionagem
____________________________
Cotações Agropecuárias
19/07 | SP | PR | RS | MT |
Arroz | 44,00 | 49,16 | 34,30 | 46,90 |
Bovino | 102,67 | 100,27 | 3,50 | 88,21 |
Milho | 22,38 | 19,43 | 22,71 | 10,61 |
Soja | 62,47 | 60,56 | 63,03 | 54,20 |
Dólar - R$ 2,246 - deu um pulo!
Fonte - Agrolink
____________________________
Eventos
Dias 8 a 11 de Agosto - Maior Evento de São Vicente do Sul
FECOBAT - Programação Resumida
Quinta-feira, 08 de agosto:Show de abertura da 25ª FECOBAT, com César Oliveira & Rogério Melo.
Sexta-feira, 09 de agosto:Papas da Língua.
Sábado, dia 10 de agosto:Dupla prata da casa - Arison & Emerson.
Domingo, dia 11 de agosto:Banda Barbarella
___________________________
Polícia
Mais um dia sem grande problemas.
___________________________
Entrevista com Jorge Martins
Dias atrás interrompemos o trabalho do ex-prefeito, para conversar sobre atualidades brasileiras, do Estado e de São Vicente do Sul.
Abaixo o resumo escrito da entrevista.
SVSH:
- Primeiramente pediríamos que o sr. deixasse sua saudação à população de São Vicente do Sul.
Ex-prefeito Jorge Martins:
- É uma satisfação enviar o meu abraço a cada um dos nossos munícipes, que estiveram me acompanhando durantre oito anos na prefeitura. Um grande abraço e a torcida para que esta entrevista contribua para construir um São Vicente melhor, que é o que a gente espera.
SVSH:
- O que o senhor está achando do atual momento do Brasil?
Ex-prefeito Jorge Martins:
- O povo está se dando conta da força que tem. Está expondo seus anseios. Quando a manifestação é tranquila, eu apoio, mas não concordo com baderna e quebra-quebra. O Brasil passa por um momento de tensão e de preocupação de todos nós com o que pode acontecer, se prosseguirem as manifestações com quebra-quebra.
SVSH
- O que achou da manifestação popular em São Vicente do Sul?
Ex-prefeito Jorge Martins:
- Gostaria muito de falar sobre ela, mas procurei me retirar do município no dia, para evitar qualquer mal-entendido. Se a manifestação foi pacífica, então acho que estavam no seu direito de levar suas reclamações aos governantes.
SVSH:
- O que o senhor, com sua experiência de oito anos como prefeito, está achando da atual administração municipal?
Ex-prefeito Jorge Martins:
- Sou suspeito para falar, pois, ao dar minha opinião, certamente muitos poderão dizer:"Por que tu não fizeste?" Mas, depois de tantas promessas, acho que a coisa está muito devagar. Não era isso que o povo esperava. O povo está desesperado. Não aguento mais sair na rua. Teve um dia em que saí de casa às sete e meia da manhã e só consegui chegar do outro lado da cidade às dez e meia. As pessoas me cobram:"O senhor não vai fazer nada para que eles cumpram com o que prometeram?" Aos administradores eu peço: Tomem providências urgentes e façam algo pelo povo. O povo está desesperado, principalmente no que respeita à saúde no município.
SVSH:
- Por uma questão ética, não vamos pedir ao ex-prefeito que diga o que a atual administração deve fazer, mas, se possível, fale como fez no seu tempo de prefeito. Quais foram suas realizações e como conseguiu.
Ex-prefeito Jorge Martins:
- Criticar de longe é muito fácil. Sentar na cadeira do prefeito e fazer, já complica. Fui eu quem implantou o plantão médico do hospital. Hoje, em vez de "Melhora, São Vicente", temos o "Piora São Vicente". Todos sabem a péssima situação da Saúde em nosso município. Sem Saúde não temos nada. Nós tentamos fazer o melhor, mas fomos muito travados por uma oposição que trabalhou bem. Poderia ter feito muito mais. Asfaltei ruas, melhorei colégios, ginasiões, casas populares. Tudo o que fizemos foi com boa intenção. Hoje, nem com boa, nem com má intenção se vê algo. Estamos no sétimo mês e não vejo avanço. Andaram falando nos jornais que gastei onde não deveria ter gasto, mas eu acho que a gente não deve se preocupar tanto com o que os outros não fizeram, mas com o que nós, que estamos administrando, temos que fazer. Acredito que essa adminstração pode e deve fazer algo por São Vicente. Ninguém é obrigado a prometer, mas quando promete, que cumpra.
SVSH
- Se os eventuais impedimentos e processos em andamento não obstaculizarem sua candidatura em 2016, o senhor pretende concorrer?
Ex-prefeito Jorge Martins:
- Gostaria de deixar claro que, embora eu seja o prefeito mais processado do Brasil, no meio de 5.563 municípios, não tenho dúvidas quanto ao porque de eu ser tão processado: eu vim de S. Francisco de Assis e tirei o governo das mãos dos antigos moradores daqui, pessoas de bem, que não aceitam um bugre, pelado, sem estudo como prefeito deles. Eu sou um soldado, um trabalhador, sou parceiro para lutar por S. Vicente. Continuo sendo soldado de um partido. Quanto aos processos, vou deixar os advogados trabalhando para que até lá não tenha qualquer problema que me impeça de concorrer. Até hoje não tenho processo que me impeça de concorrer. Se o partido quiser que eu concorra, vou concorrer. Se não, se não for o escolhido, serei o mesmo Jorge Martins de sempre, lutando por S. Vicente. Tenho certeza de que a Justiça vai entender que sou inocente nesse número elevadíssimo de processos, cem por cento deles movidos pelo Ministério Público.
SVSH:
- Sua manifestação final.
Ex-prefeito Jorge Martins:
- Quero cumprimentar todos os seguidores do blog, um meio eletrônico onde a gente pode se manifestar e o povo compartilhar as suas ideias. Desejo que todos gozem de paz e tenham algo que tenha vindo dos poderes públicos.Espero que nossos administradores ouçam o clamor do povo, pelo que está faltando. Que todos tenham muita saúde, muita paz, que Deus nos dê muita tranquilidade. Meu abraço.
A seguir, o link para ouvir a íntegra do depoimento:
____________________________________
Histórias da Palma
(Do Livro "Lembranças de Guri")
____________________________
Humor
_______________________________________________________
Religião
Igreja Adventista do Sétimo Dia Inaugurará seu Novo Templo em Breve
Histórico da Igreja Adventista do Sétimo Dia
de São Vicente do Sul
A Igreja Adventista de São Vicente do Sul surgiu com um pequeno grupo na zona rural, na localidade denominada Palma, por volta de 1922. A Escola Sabatina, os cultos e reuniões sociais eram realizados na casa do Sr Donato Dornelles de Quadros e dirigidos por ele, que foi o 1º Adventista que se batizou no município, fruto do trabalho pioneiro do Pastor José Amador dos Reis.
Desempenhou por longos anos o cargo de diretor do grupo da Palma, também o de tesoureiro e ancião no qual foi consagrado. Na casa havia uma sala especial para a Igreja, com mobiliário completo incluindo uma vitrola com muitos discos de hinos. As crianças recebiam atendimento em sala separada, quando voltavam à sala principal apresentavam versos bíblicos e hinos.
Os primeiros membros da Igreja eram integrantes da sua família, seus filhos do 1º matrimônio. Viúvo por duas vezes, casou-se com Dona Ana Cândida Bruck Fernandes, passando sua família a fazer parte do grupo. Seus filhos e enteados foram educados nos Internatos Adventistas em São Paulo e Taquara, um deles, Isaias Quadros Dorneles formou-se em Teologia e foi Pastor da Igreja Adventista em várias cidades.
Com o falecimento do Sr Donato, passou a dirigir o grupo, um irmão da Dona Ana, o Sr Artidoro Pereira Bruck com sua esposa Dona Israelina (mais conhecida por Tia Mimosa)e seus filhos, Moisés, Damaris e Ana Cândida Serres Bruck. Ficaram responsáveis pelos cuidados e manutenção da sala, o que fizeram por muitos anos.
Lembrando algumas pessoas que frequentavam à Igreja na época: Cap Emídio de Quadros, sua esposa Dona Alice e filhos Castor, Castorina, Vitor Hugo Martins Dorneles e Osvaldo Mendes de Quadros; Aurora Quadros Dorneles com seus filhos Daniel e Jaime; Luiz de Baco Dorneles e Dinorá com a filha Dilza Silveira Dorneles; Sr Floriano Mendes e esposa Celina como visitantes.
Durante o período das férias escolares, crescia o número de membros e visitantes na Escola Sabatina: Suas filhas do 2º matrimônio Mercedes e Ana de Baco Dorneles, Cecília Dorneles de Silva com as filhas Jane, Jenir e Luiza; suas enteadas Clair do Vale e Lourdes Barbosa com os filhos e sobrinhos.
O Sr Hilário Barbosa, esposo da Lourdes era Colportor (vendedor de livros) e foi um dos responsáveis pela divulgação da Religião Adventista na região.
Como era grande o número de jovens e crianças, realizavam semanalmente, as "sociais", para as quais eram convidados os jovens da localidade, entre outros: Tânea e Carmem Martins, Inácio César que foi membro da Escola Sabatina por algum tempo.
Posteriormente, o Sr José Bruck Fernandes com a família, veio morar na localidade e passou a integrar o grupo, que logo transferiu-se para a cidade.
Os cultos eram realizados nas casas de alguns irmãos: Israelina Serres Bruck e Ana Cândida Bruck de Quadros; Célia de Bacco e Floriano Mendes; Antonia Luiza Fernandes; Zenóbio Sales da Fonseca.
Em 2008, no Salão da Vila Dr Fernando Pahim, realizou-se uma série de Conferências ministradas pelo Pastor Torres. Como resultando, vinte e cinco pessoas foram batizadas!
O Pastor Ronaldo realizou mais três Batismos no mesmo ano.
Somente em 2009 o grupo passou a reunir-se em um prédio alugado na Rua General Osório N° 800.
Mas havia um sonho: Construir o prédio da Igreja!
A primeira oferta recolhida no grupo foi de R$ 17,00, no dia 9 de junho de 2001; a segunda foi de R$ 23,00 e a terceira de R$ 15,00 com a finalidade de criar recursos para a construção.
O Sr Elieser Dornelles, tesoureiro da Igreja de Cacequi providenciou uma conta bancária. Em 21 de julho de 2007 a conta já possuía o total de R$ 6.615,00 quando foi aberta uma conta poupança no Banco do Brasil de São Vicente do Sul.
Dois anos mais tarde o caixa já possuía R$ 29.000,00 dos quais R$ 28.000,00 foram empregados na compra do terreno com escritura pública datada de 17 de dezembro de 2009.
Com a ajuda financeira da União Sul Brasileira; Missão Sul Riograndense; do Sr Rubim Fortes dos Reis, pastor aposentado residente em Curitiba; do Sr Deolindo de Bacco, membro da Igreja Central de Porto Alegre; do Sr Elieser Dornelles e membros da Igreja, no dia 10 de agosto de 2011 teve início a terraplanagem.
A equipe do empreiteiro de obras do Sr Enedir Nunes Pacheco, da Igreja de Santiago, assumiu a obra e em cinco meses construiu o prédio. O acabamento final só aconteceu em 2012.
O valor total da obra, incluindo o mobiliário foi de R$ 159.732,00.
A Igreja Adventista do Sétimo dia em São Vicente do Sul é uma realidade. Um sonho concretizado!
"Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará."
Salmo 37:5
Colaboração de Dilza Dornelles Dall Osto